terça-feira, 26 de maio de 2009

Um dia conseguirei escrever uma linha sobre o Cinema de Tarkovski


"Amo muito o cinema. Eu mesmo ainda não sei muita coisa: se, por exemplo, meu trabalho corresponderá exatamente à concepção que tenho, ao sistema de hipóteses com que me defronto atualmente. Além do mais, as tentações são muitas: a tentação dos lugares-comuns, das idéias artísticas dos outros. Em geral, na verdade, é tão fácil rodar uma cena de modo requintado, de efeito, para arrancar aplausos... Mas basta voltar-se nessa direção e você está perdido. Por meio do cinema, é necessário situar os problemas mais complexos do mundo moderno no nível dos grandes problemas que, ao longo dos séculos, foram objetos da literatura, da música e da pintura. É preciso buscar, buscar sempre de novo, o caminho, o veio ao longo do qual deve mover-se a arte do cinema."


Andrei Tarkovski - "Esculpir o Tempo"

Um comentário:

Cinemanaveia disse...

Amo seu olhar! Atento, poético, referenciador. Percebo uma busca constante pela originalidade genuína,(estou certa?). Muito sensata sua preocupação com a tentação dos lugares-comuns, poucos são os que atentam para essa armadilha (infelizmente).
Esse é um dos fatores que me faz acreditar, que dificilmente seu trabalho não corresponderá à sua concepção. Fique tranqüilo quanto a isso.

PS. Nunca vi nada de Tarkovski, corrigirei essa infâmia imediatamente.
Beijos, adoro você!