terça-feira, 19 de maio de 2009

olho grande


Pessoas começam a se aglomerar em torno de uma mesa em pleno sábado, no Mam. O debate se inflama, um fala mais alto, pede a palavra, xinga, risadas coletivas saltam, silêncios e cochichos intercalam toda discussão... Logo estava envolvido por aquela baderna, não sabia como, mas já fui me intrometendo com julgamentos voyeurísticos. Toda aquela dinâmica não podia passar despercebida por minha falta-do-que-fazer-da-porra, mas afinal, do que se tratava? Prestei atenção a tantos detalhes, olhares, no entanto nem sabia ainda a razão daquilo. Um pensamento mais rasteiro me levou a achar que poderiam ser estudantes resolvendo crises para uma futura formatura... Outro pensamento mais pretensioso me fez arriscar que se tratava de um grupo jovem de partido político, ou quem sabe evangélico... Não, nada disso se encaixava naquele mundo particular. Aquele anonimato gritante me angustiava! Meu olhar foi buscando outras referências... Um deles usava uma camisa com uma imagem já meio desgastada, fui decifrando, ligando pontos, e percebi que era uma mulher sorridente, com um cara do lado... Uma moça fechou o caderno com a capa colorida, estava de cabeça pra baixo, mas não desisti. Fui lendo lento: C-a-l-y-p-s-o... Normal, mas logo depois ouvi palavras como “show”, “ônibus”, e pra matar um celular chamou com uma guitarrinha que remetia a imagem da capa do caderno. Sim, era o encontro semanal do fã clube do Calypso, e como eu demorei pra perceber. Desde último encontro regional de estudantes de história que não via tamanha contenda. No entanto o nome da vez não era “Marx” ou “Thompson”, e sim, “Joelma, Joelma”. O único momento de consenso foi quando comentaram a respeito do novo comercial do suco em pó Fresh. “A vida é mais legal quando tem Fresh!”, em coro.

Outro sábado, outro mesa, outro museu, outra reunião. As pessoas se abraçavam, sorriam, conversavam receptivamente, fumavam e tomavam coca. Nenhum suspense. Era reunião do Greenpeace. Estranho a falta de debates, discussões. Ficaram horas desfilantes com camisas com frases de efeito, e depois de algumas horas agradáveis se dispersaram quase como os personagens da malhação depois de uma festa. Só sei que o fã clube do Calypso foi muito mais instigante de acompanhar... E isso o quer dizer afinal? Que o fim está próximo?

Talvez, mas certo é que meu olho é grande.


Fã Clube - http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=64005889

Comercial do fresh - http://www.youtube.com/watch?v=Q7WyvWkRh1M&feature=related

Greenpeace - www.greenpeace.org.br

6 comentários:

Willian Lins disse...

Gostei da forma que você usa o "humor" nos teus textos.

Grande abraço!

SONHO ESTRANHO disse...

Será que não tinha nenhum ser que integrasse os dois grupos??

Muito bom texto!

subliterato disse...

ñ, o pessoal do GP faz entrevistas bem selecionantes e ñ deixa ninguém entrar q goste do calypso... dizem ser poluição! pode?

Paulo Bono disse...

Não, meu irmão.
Não tem nada de interessante na reunião que debate o Calypso.

grande abraço

subliterato disse...

Então o fim está próximo!

MeNina disse...

hahahahahaha, ADOREI. reunião do fã clube do Calypso super minha cara, rs

'o brega é que é bom', hhahahaha.