sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Lucrécia B. Karamazov

II Concurso Estadual de Crítica Cinematográfica Walter da Silveira
http://www.dimas.ba.gov.br/critica2009/lista_de_premiados.htm

E num é que as vezes esse negócio de cinema da mesmo certo?! Que bom... (Click e leia as críticas completas!)

Sobre imobilidade e movimento em Linha de passe

"A catarse do filme cresce e suavemente explode em um final aberto e altamente lírico... A probabilidade do gol é a própria probabilidade da vida que de tão estanque e injusta faz Dinho repetir 'Anda, anda', como se fosse ordem, vontade maior pelo movimento a todos os outros personagens: a mulher da cadeira de rodas, a mãe ofegante sobre a cama... E por que não do nosso cinema. Cada irmão, anulados nas multidões vomitadas pela cidade, descobre seu meio de impor a visibilidade que tanto precisam. “Você tá me vendo?!”, grita Denis com o motorista ao tirar capacete, enquanto Reginaldo passeia calmo com o ônibus entre os viadutos, rindo de sua proeza."

A desconstrução final de Memórias do Subdesenvolvimento

"A complexidade da personalidade de Sergio segue o caminho inevitável da desconstrução, como Nietzsche, ao propor uma filosofia feita à marteladas. Em meio a essa demolição, Alea acaba por expor a maior contradição do personagem: a chave da sua incompatibilidade está justamente em seu nível de lucidez e consciência. Nem revolucionário, nem burguês, ele é um quase intelectual que não consegue definir seu papel e atuação."


7 comentários:

Unknown disse...

Parabéns Mon, eu sabia que esse prêmio era seu...Mereceu demais..
Que vc continue pelo caminho da crítica cinematográfica, tá ficando cada vez melhor.. =)

Sucesso!!!!

Alessandra Negrão disse...

Putzzzzz, muito bom!!!! Felizona pelo prêmio, pelo reconhecimento, por tudo! Você merece, mones! Escreve cada dia melhor! Bjão!!!

Leo Coutinho disse...

Tu escreve com sangue nas mãos. Por isso é tão bom. Parabeiros!!!!!

carla vanessa disse...

parabens!

passarei sempre por acá!

Cinemanaveia disse...

Queria escrever uma coisa bem bonitinha para te homenagear, tentei parir um texto sobre arte, criação e comprometimento, mas não deu. Inspiração e transpiração não se juntaram hoje! Até Chico (Buarque) que nunca me abandona ficou de mal comigo. Enfim... Parabéns pela conquista! Ver seu olhar direcionado para um filme de outra pessoa resultar em algo tão lindo, me faz anseiar desesperadamente por um filme seu.
Brindo a você parafraseando uma frase sua: Não há como sair ileso de suas palavras.

subliterato disse...

tudo q a gente faz de bom é reverberação das nossas mais próximas e intensas relações... um filme, uma crítica, um poema só existe graças a graça que esses outros dão ao nosso mundo!
brigadoo vcs!! (discurso em Cannes, kkk)

Álvaro Andrade disse...

Postei a outra crítica no blog, velho. Dê um saque lá!

ABraço!