quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Metrô: Mais uma novela de sucesso


- Mamãe!Mamãe! Quando vou andar de metrô?
- Ô meu fio..vc vai ter que crescer e trabalhar aí para ver se esse negócio anda!
Essas e outras frases trafegam pelos nossos coletivos quando passamos por um trecho inacabado da obra soteropolitana. Lembro-me de quando iniciaram as obras do metrô em que os soteropolitanos o viam como a solução para os problemas de transporte na cidade; alguns chegaram até ir a Lapa para presenciarem as primeiras explosões do túnel do metrô. E esses foram os primeiros capítulos da novela do Metrô.
Nos capítulos seguintes, como era de se esperar, uma reviravolta deixa todos os telespectadores atônitos ao descobrirem os verdadeiros protagonistas da novela: Enganavam-se aqueles que pensaram que os protagonistas eram o metro e os soteropolitanos. Esses na realidade são meros coadjuvantes e os verdadeiros protagonistas são os políticos baianos que, em tempos eleitorais, discutem a autoria da obra e se acusam por atrasá-la.
Conhecendo os personagens, eis o momento de entendermos o enredo da trama: Qualquer metrópole com mais de 2 milhões de habitantes tem um sistema de transporte coletivo de massa eficiente como o metrô. Salvador não. Eis que chegam nossos políticos extraordinários e conseguem finalmente viabilizar o projeto para a capital baiana. Como os protagonistas da trama não são os usuários, o último capítulo – a inauguração do metrô – está longe de chegar.
Picos de audiência são alcançados pela trama do trem, veloz como uma rede de Caymmi, quando sucessivos escândalos revelam a realidade desse projeto. Os quilômetros da inauguração são reduzidos, os custos revelam-se astronômicos e planejamentos incorretos fazem com que passarelas sejam refeitas. A falta de verba e de eleição faz com que os governos joguem a responsabilidade uns contra os outros paralisando a obra e conseqüentemente a audiência abaixa e aquele enorme caminho que vai da Lapa até a rótula do abacaxi torna-se paisagem.
Mas estou animado!!! As eleições municipais vem aí...a novela do trem deverá ganhar um upgrade e os protagonistas retornarão as telas e assumirão seus postos.
O que fica no ar é: Como um metrô nanico e ao ar livre pode ser chamado ainda de metrô? Aliás como a novela não ta em evidência acho que muitos já se esqueceram que existem um metrô em andamento..vc se lembra?
por: Moisés Silva

2 comentários:

subliterato disse...

foda Mois, a gente ñ aguenta mais essas novelas..
O quadro crítico do nosso transporte cotidiano cada vez vai se transformando em tragédia grega!
Ainda veremos essa minhoca sair do buraco?
(ramon)

Taiane Dantas disse...

heauehauaeh! veloz como uma rede de Caymmi! adorei isso!hueaheauhae! realmente... isso tá uma novela.tá praticamente uma Malhação, que todo mundo começa a assistir achando que a história vai mudar mas logo logo fica nítido que trata-se do meeesmo enredo. humpft! vamos ver em que isso vai dar. bom texto, Moisés! :D