quinta-feira, 16 de julho de 2009

outras nações


"Nós precisamos de um conceito mais novo, sábio, e talvez mais místico dos animais. Longe da natureza e vivendo através de artifícios complicados, o homem na civilização vigia as criaturas através do vidro do seu conhecimento e vê portanto, os detalhes de uma pena mas uma imagem geral distorcida. Nós os patronizamos por serem incompletos, pelo seu trágico destino de terem se formado tão abaixo de nós. E nisso nós erramos gravemente. Pois os animais não podem ser avaliados pelo homem. Num mundo mais velho e mais completo que o nosso eles se movem completos e confiantes, dotados com extensões dos sentidos que nós perdemos ou nunca possuímos, guiando-se por vozes que nós nunca ouviremos. Eles não são irmãos, eles não são lacaios. Eles são outras nações, presos conosco nesta vida e neste tempo, prisioneiros do esplendor e trabalho da terra."
The Outermost House, Henry Beston

3 comentários:

Artur Silva Rios disse...

Animais são quase como nós: originalmente amorosos, mas desvia-se para maldades por uma questão de sobrevivência (ou em minoria, a genética contribui ao mal), pois o mundo da cidade é tão selvagem quanto ao da floresta. Se leões avistam uma espécie diferente em seu habitat, ou é possível ameaça ou servirá de comida, como única opção. Precisa sobreviver. Se uma pessoa é criada na miséria, sem oportunidades de melhorar sua condição de vida, pelo sentimento forte de sobrevivência, ela rouba ou até mata para se ver viva. Por fim, eu ressalto um grande diferencial no ser humano: a mentira. A mentira faz com que não tenhamos confiança ao desconhecido de mesma espécie. Fingimos que o mundo está bem, achamos que o luxo de nossa casa é a solução, políticos banalizaram a corrupção, há acúmulo de riqueza e excesso de luxúria, e mesmo assim continuamos a acreditar em falsas verdades.

Sobre Flores no Asfalto Quente disse...

Isso me faz repensar os conceitos que regem nossas atitudes.

Unknown disse...

Mon, não sei pq os homens insistem em querer "entender" tudo..Até o universo dos animais..a verdade é que eles sempre vão encontrar uma forma de tornar inferior os outros seres...Que burrice!!

OOoOooo :)
Deu saudades dos meus amores de cachorro..Bia, Totó!! :)
E do teu chorro lindo tb.. =P