sábado, 13 de junho de 2009

sobre inferno

Tive um temeroso sonho certa vez... No meio de uma cidade estranha e vazia todas as pessoas que gosto passavam por mim com olhares reprovadores, como se estivessem fugindo... correndo, em cavalos... Depois ouvi algo como "agora essa cidade é só sua". Nesses dias lembrei desse sonho lendo sobre umas das cidades invisíveis de Calvino... Senti a inquietante sensação, a estranha nostalgia sobre aquilo que não aconteceu... Logo pensava sobre essas pessoas, em cada uma, suas feições, seus modos de falar, reações, e principalmente seus olhares... Me vi no quarto só, mas com tanta gente circulando por dentro, mirando cuidadosos o que lia sobre elas:

"O inferno dos vivos não é algo que será; se existe, é aquele que já está aqui, o inferno no qual vivemos todos os dias, que formamos estando juntos. Existem duas maneiras de não sofrer. A primeira é fácil para a maioria das pessoas: aceitar o inferno e tornar-se parte dele até o ponto de deixar de percebê-lo. A segunda é arriscada e exige atenção e aprendizagem contínuas: tentar saber reconhecer quem e o que, no meio do inferno, não é inferno, e preservá-lo, e abrir espaço."
As cidades invisíveis - Italo Calvino

3 comentários:

Cinemanaveia disse...

Li recentemente Seis propostas para o novo milênio,(Ítalo Calvino), por causa dele, pus cidades invisíveis na lista dos livros que pretendo ler nas próximas férias. Depois desse texto, definitivamente, ele será o primeiro da lista.

Beijos.

MeNina disse...

Eu tento ser adepta à segunda maneira de não sofrer...

Faz um tempo já que eu tô planejando ler esse e outro livro de Ítalo, "Seis Propostas Para o Novo Milênio". Mas do jeito que eu demoro pra ler, acho que só em 2011, rsrsrs

Alessandra Negrão disse...

Muito boa essa citação. Me lembra o poema de Drummond, Mundo Grande:
"Outrora viajei
países imaginários, fáceis de habitar,
ilhas sem problemas, não obstante exaustivas e convocando ao suicídio.
Meus amigos foram às ilhas.
Ilhas perdem o homem.
Entretanto alguns se salvaram e
trouxeram a notícia
que o mundo, o grande mundo está crescendo todos os dias,
entre o fogo e o amor."

Muito bom!!! Que sejamos a mudança que queremos ver no mundo, como disse Gandhi.