quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Nova ótica do Brasil no cinema:

No dia 26 de agosto de 2008 foi exibido pela primeira vez no Brasil, o novo longa metragem dirigido por Walter Salles e Daniela Thomas, chamado: Linha de Passe. Essa primeira exibição ocorreu em Salvador com direito, após a exibição do filme, a uma mesa composta pelos atores: João Baldasserini, Vinícius de Oliveira, José Geraldo Rodrigues, Kaique Jesus Santos (ator baiano de 12 anos) e o próprio Walter Salles. E para a minha felicidade eu pude estar presente neste importante evento.
O filme Linha de Passe relata a vida de uma mãe e seus quatro filhos que moram na periferia de São Paulo. A luta desses para sobreviver parece ser o tema central da película, mas no decorrer do filme as questões pessoais de cada personagem transbordam na tela, não deixando estas questões de serem os conflitos internos de inúmeros brasileiros.
O que me chamou a atenção foi a nova proposta que Salles traz ao cinema brasileiro. A realidade brasileira continua sendo mostrada na imensa tela, mas a forma que é mostrada foi modificada. Se antes fervia nas produções cinematográficas nacionais as cenas explicitas da violência, tráfico e morte, agora se enfatiza uma outra ótica, a de que apesar de o Brasil atualmente possuir um caráter não muito satisfatório, há uma saída, uma moral que ainda pode e deve ser sustentada. O despertar da consciência de que ainda existe um lugar para um indivíduo que não seja as drogas, o crime nem a morte, de que ainda há sonhos, há vida. O mais interessante é que essa nova metodologia de abordagem não se torna utópica uma vez que ainda é a realidade brasileira o foco central.
Na minha opinião, penso que realmente o cinema nacional não pode estacionar em temas ou modos de abordagem. Foi de grande importância e também necessário a fase dos filmes que deram ênfase à violência explícita, à realidade nua e crua, pois um “soco no estômago” não faz mal para quem precisa acordar e enxergar o que parece óbvio, mas não se vê. Era o que os brasileiros precisavam, entender o universo ao qual estão inseridos.
Apesar de traduzir a realidade do Brasil de maneira menos chocante, é importante ressaltar que a tensão durante o filme e a reflexão sobre o tema exposto não deixam de existir. O que nos surpreende e nos faz valorizar ainda mais a qualidade do roteiro e da produção de Linha de Passe. Não deixe de ver!

Por: Priscila Sodré



4 comentários:

subliterato disse...

poô em primeira mão.. kk.. massa, to doido pra vÊ!

lekineka disse...

pensei q vc (subliterato)quem tinha ido p a estréia. mas depois li q foi uma guria quem escrveu o txt. uma galera da facom foi lá conferir o filme, mas eu n pude ir, tava na aula de fotografia. mas me disseram q é bom msm. de acordo c a programação da sala de arte, esse filme ia estrear no circuito a partir de ontem, mas...

Unknown disse...

Muito bom seu texto Priscila...E que privilégio, hein?! heheeh..
Tb tô doida pra vê esse filme, e depois de ter lido esse texto fiquei mais empolgada ainda..Massa, massa...

Ethaa q esse povo vai arrasar no concurso das críticas...

Estão de parabéns.. =)

subliterato disse...

obraPrima;;