No dia 26 de agosto de 2008 foi exibido pela primeira vez no Brasil, o novo longa metragem dirigido por Walter Salles e Daniela Thomas, chamado: Linha de Passe. Essa primeira exibição ocorreu em Salvador com direito, após a exibição do filme, a uma mesa composta pelos atores: João Baldasserini, Vinícius de Oliveira, José Geraldo Rodrigues, Kaique Jesus Santos (ator baiano de 12 anos) e o próprio Walter Salles. E para a minha felicidade eu pude estar presente neste importante evento.
O filme Linha de Passe relata a vida de uma mãe e seus quatro filhos que moram na periferia de São Paulo. A luta desses para sobreviver parece ser o tema central da película, mas no decorrer do filme as questões pessoais de cada personagem transbordam na tela, não deixando estas questões de serem os conflitos internos de inúmeros brasileiros.
Na minha opinião, penso que realmente o cinema nacional não pode estacionar em temas ou modos de abordagem. Foi de grande importância e também necessário a fase dos filmes que deram ênfase à violência explícita, à realidade nua e crua, pois um “soco no estômago” não faz mal para quem precisa acordar e enxergar o que parece óbvio, mas não se vê. Era o que os brasileiros precisavam, entender o universo ao qual estão inseridos.
Apesar de traduzir a realidade do Brasil de maneira menos chocante, é importante ressaltar que a tensão durante o filme e a reflexão sobre o tema exposto não deixam de existir. O que nos surpreende e nos faz valorizar ainda mais a qualidade do roteiro e da produção de Linha de Passe. Não deixe de ver!
4 comentários:
poô em primeira mão.. kk.. massa, to doido pra vÊ!
pensei q vc (subliterato)quem tinha ido p a estréia. mas depois li q foi uma guria quem escrveu o txt. uma galera da facom foi lá conferir o filme, mas eu n pude ir, tava na aula de fotografia. mas me disseram q é bom msm. de acordo c a programação da sala de arte, esse filme ia estrear no circuito a partir de ontem, mas...
Muito bom seu texto Priscila...E que privilégio, hein?! heheeh..
Tb tô doida pra vê esse filme, e depois de ter lido esse texto fiquei mais empolgada ainda..Massa, massa...
Ethaa q esse povo vai arrasar no concurso das críticas...
Estão de parabéns.. =)
obraPrima;;
Postar um comentário